reprodução automática próximo vídeo em 5s

Fora da Curva #13: Normalidade pós-pandemia? 'Ela nunca existiu', diz psicó

O episódio 13 do podcast Fora da Curva traz uma entrevista com o psicólogo Gabriel Leal, fundador da Redes Vivas, plataforma de atendimento psicológico online com foco em promoção de saúde da população negra e LGBTQ+.

Com as incertezas sobre o fim da pandemia, logo no início do programa a apresentadora, Monique Evelle, pergunta se estar 24 horas por dia em casa pode afetar a saúde mental das pessoas (ouça a partir 3:49).

Leal enxerga a questão sob o ponto de vista de pessoas negras. Desde esse lugar de colonização a gente não foi construído para socializar, a gente não foi construído para o afeto. Principalmente nós, pessoas pretas. E quando a gente vê, por exemplo, quem são as famílias pretas em sua maioria, são mães solo. [...] vendedoras informais [...] Hoje um dos primeiros passos para a prevenção à Covid-19 é justamente ficar em casa [...] E tem a questão do sustento. Quem é que vai sustentar essas famílias? Então, tudo isso está impactando, comentou o psicólogo.

Sobre problemas mentais que podemos desenvolver nesse período, o psicólogo diz que é preciso analisar alguns sinais, mas que sentir medo é comum.

O que a gente precisa entender para configurar uma psicopatologia é a duração, a intensidade e a frequência. O medo é natural de uma pandemia. A gente precisa observar o que esse medo pode ocasionar, comentou Leal (a partir de 6:35).

E depois que tudo isso passar? Essa foi uma dúvida de Monique, que perguntou ao psicólogo como poderá ser a reação da população brasileira no pós-pandemia.

Então, a gente pensa aí -- que depois de a gente sair da pandemia, [serão] uns dois anos ainda para conseguir restabelecer um lugar que não é o mais normal, que não existe mais o normal. Já não existia esse lugar de normalidade [...] depois da pandemia a gente não vai voltar para esse lugar que já não existia e a gente vai viver ainda um espaço de construção, explicou o psicólogo (a partir de 25:29).

Gabriel Leal é membro do Observatório de Racialidade e Interseccionalidade (ORI/UFBA) e presta serviços na área de elaboração e execução de projetos. Também atua como psicólogo no Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT.

Fora da Curva vai ao ar às quintas. Sua apresentadora, Monique Evelle, foi eleita em 2017 pela revista Forbes como Under 30 (personalidades de destaque com menos de 30 anos), é autora do livro Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo, idealizadora da plataforma Desabafo Social e sócia da Sharp, empresa de inteligência cultural. Também realizou três palestras no evento TEDx e foi repórter do programa Profissão Repórter. No início de 2019, criou o podcast Intuições Promissoras, que ganha continuidade com o programa Fora da Curva.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -- no computador, smartphone ou em outro aparel

UOL Cursos Online

Todos os cursos